Água com limão


Olá galera, tudo bem?

Vamos falar um pouco de saúde?!

Água com Limão


A muito tempo escuto as pessoas falarem em água com limão, em deixar algumas rodelinhas do limão na água, que faz bem, laranja, gengibre, hortelã, abacaxi, várias outras frutas também. Mas será que da certo mesmo? E como será o modo certo de acrescentar essa Água com frutas em nossa alimentação?
Bom hoje vamos falar especificamente do limão, mas vou trazer também sobre as outras frutas em outro post. Vamos descobrir então o que a Água com limão tem a nos oferecer.

O Limão:

O limão tem forte poder antibiótico, antiviral e estimulação imunológica, e ajuda na perda de peso por conta de seu poder digestivo e de limpar o fígado.
Os limões contém várias substâncias, ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoídes, pectina e limoneno, que combate a imunidade e infecções.

Como devemos preparar:

Água purificada e morna, não deixe a água ferver, a água gelada precisa de mais energia do nosso corpo para ser processada do que a morna. Limões sempre frescos e orgânicos, não utilize sucos de caixinhas. Esprema meio limão no copo de água, ou coloque as rodelas, e beba pela manhã ainda em jejum.


Agora vamos fazer de seus benéficos para nosso corpo.

Digestão:

O suco do limão ajuda a eliminar os materiais indesejados, e as toxinas do corpo. Devido à sua composição ele é similar a saliva, e o ácido clorídrico dos sucos digestivos, estimula o fígado a produzir a bile, que nada mais é que o ácido para fazer nossa digestão. O suco do limão ajuda a aliviar os sintomas da indigestão, como o ardor no estômago, os arrotos e a dimensão abdominal e ajuda a estimular os movimentos intestinais, sendo indicado para pacientes com câncer, American Câncer Society.

Diurético e purificador:

O suco do limão aumenta a quantidade de vezes que urinamos, por conta de seu poder de eliminar os materiais indesejados como falamos a cima, por isso ao tomar o suco as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário. O Ácido cítrico ajuda a maximizar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.

Sistemas imunológico:

Ricos em vitamina C, o limão é ótimo contra os resfriados. Ricos também em potássio que estimula o cérebro, e a função nervosa e controla a pressão arterial. O ácido ascórbico (vitamina C) possui efeitos anti-inflamatórios e é utilizado com apoio complementar para a asma  e outros sintomas respiratórios, melhora a absorção de ferro, que é uma peça fundamental na função imune. Eles também contém a saponina que tem propriedades antimicrobianas que ajudam a reduzir a quantidade de catarro  produzido pelo corpo.

Níveis de PH:

Os limões são um dos alimentos mais alcalinos para o corpo. São ácidos, porém depois que estão em nossos corpos são alcalinos. Eles contém tanto ácido cítrico como o ácido ascórbico que são facilmente metabolizados pelo corpo, permitindo que o conteúdo mineral, ajude a alcalinizar no sangue. Beber água com limão com regularidade pode ajudar a eliminar a acidez total do corpo, incluindo o ácido úrico as articulações, que é uma das principais causas de dor e inflamação.

Limpa a pele:

Com o componente da vitamina C, ajuda a reduzir as rugas, manchas, e a combater os radicais livres. A vitamina C é vital para uma pele saudável e radiante, já que sua natureza alcalina ajuda a matar algumas bactérias causadoras da acne. Na realidade a vitamina C pode ser aplicada diretamente nas cicatrizes ou manchas, para ajudar a reduzir a visibilidade. A água com limão elimina as toxinas do sangue. A vitamina C contida no limão ajuda a rejuvenescer a pele.

Energia e melhora de humor:

A energia que ser humano recebe dos alimentos vem dos átomos e moléculas dos alimentos. Quando os íons carregados positivamente entram no trato digestivo e interagem com as enzimas carregadas negativamente produzem uma reação. O limão é um dos poucos alimentos  que contem íons com carga mais negativa, proporcionando mais energia ao entrar no trato digestivo. O aroma do limão também tem propriedades energéticas e melhora o humor, o aroma do suco pode melhorar o seu humor e desocupar a mente. E o limão também pode ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade.

Cura de feridas:

O ácido ascórbico (Vitamina C) encontrado nos limões, promove a cura das feridas e é um nutriente essencial na manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens. Tem também propriedades anti-inflamatórias, sendo essencial para a manutenção da boa saúde e na recuperação do estresse e de lesões.

Refresca o hálito:

Além de deixar o hálito refrescado, os limões ajudam a aliviar as dores de dente e a gengivite. Mas lembrando que o ácido cítrico pode corroer o esmalte dos dentes, o melhor a ser feito e sempre escovar os dentes antes de beber a água com limão ou esperar uma quantidade significativa de tempo para escovar os dentes depois que tomar a água. Podemos enxaguar a boca com água purificada após beber a água com limão.

Hidratação do sistema linfático:

A água morna com limão ajuda o sistema imune a hidratação e a reposição dos fluidos perdidos pelo corpo. Quando o corpo se vê privado de água, podemos sentir efeitos secundários que incluem: cansaço, lentidão, redução da função imune, prisão de ventre, falta de energia, pressão arterial baixa, insônia, etc.

Perda de Peso:

O limão é rico em fibra pectina que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer. Os estudos demonstram que as pessoas que matem uma dieta mais alcalina tendem a perder peso mais rapidamente.


Ao que parece o limão é uma fruta poderosa e que faz super bem a saúde, mas como tudo na vida, o jeito é testar e vê o que funciona melhor para um. E se for o  caso procure um nutricionista e veja o que ele te indica.

Eu decidi a pouco tempo começar a tomar, porém estava tomando da maneira errada, ou nem sei se posso dizer errada pois não achei nada que diga que não possa, mas também não achei nada dizendo que pode haha, então vamos pela logica de que tudo que é em dose exagerada faz mal. E vamos fazer do modo certo. Que é um copo de água morna com o limão pela manhã em jejum. Vou fazer certinho agora e volto para contar o que eu achei.

E vocês, já tomam essa misturinha? tem alguma receitinha legal pra compartilhar? comenta ai.

beijoos.



 

Comentários

Postagens mais visitadas